Todo dia 6 de janeiro é celebrado o Dia Nacional da Gratidão. Essa data foi criada para incentivar a reflexão sobre a importância da gratidão e motivar as pessoas a expressarem reconhecimento por tudo de positivo em suas vidas. Mas você sabia que existem três tipos de gratidão?
Antes de falar dos tipos de gratidão, vamos reforçar o conceito: Expressar gratidão é agradecer por todas as coisas boas que acontecem nas nossas vidas.
Segundo a psicóloga Fabiana Carvalho, e co-autora do livro “Caderno da Gratidão”, há três tipos de gratidão que podem ser expressadas pelo ser humano.
Neste post, abordaremos os três tipos de gratidão e porque eles são importantes em nossas vidas. Acompanhe!
Qual o significado de gratidão?
A gratidão é um sentimento de reconhecimento e apreço por algo que tenha sido recebido, experimentado ou alcançado, podendo envolver uma pessoa ou não.
Podemos dizer que a gratidão é a habilidade de saber trazer para a consciência e valorizar as coisas boas na vida, sejam elas grandes ou pequenas. Assim, expressar gratidão muitas vezes implica reconhecer a generosidade, bondade ou ajuda recebida de outras pessoas, circunstâncias ou até mesmo do universo em geral.
A prática da gratidão está ligada a diversos benefícios, como o bem-estar mental e emocional. Isso porque lembrar sempre das coisas pelas quais somos gratos promove uma mentalidade positiva, reduz o estresse, melhora os relacionamentos e contribui para uma perspectiva mais otimista da vida.
Desse modo, a gratidão é uma atitude que pode ser cultivada através de algumas práticas, como manter um diário de gratidão, expressar verbalmente agradecimentos ou simplesmente tomar um momento para refletir sobre as coisas positivas em nossas vidas.
Quais são os três tipos de gratidão?
A psicóloga Fabiana Carvalho propõe três tipos específicos de gratidão, são elas:
- Gratidão Passiva: Diz respeito a sentir gratidão internamente, mas não necessariamente expressá-la de maneira ativa. É uma gratidão mais silenciosa, que pode ser experimentada individualmente, sem ser compartilhada de forma explícita com os outros.
- Gratidão Ativa: É expressar a gratidão por meio de ações concretas. Isso envolve demonstrar apreço de maneira prática, seja por meio de palavras, gestos ou comportamentos que evidenciem reconhecimento;
- Gratidão Teórica: Envolve uma compreensão intelectual da gratidão. Isso significa entender conceitualmente o valor da gratidão e reconhecer sua importância, mesmo que essa apreciação não se traduza imediatamente em ações ou sentimentos explícitos.
Segundo a especialista, quanto mais praticamos a gratidão em todas as suas formas, maior será o bem-estar físico e mental.
Como fazer um caderno de gratidão?
Fazer um caderno de gratidão é uma prática simples, mas poderosa. Basta escolher um caderno agradável, e estabelecer um momento diário para reflexão, e não se esqueça de ser consistente na escrita.
Para expressar a gratidão da melhor maneira, seja específico sobre experiências ou pessoas. Uma dica é usar elementos visuais, como desenhos para tornar o caderno mais inspirador.
Conforme mencionado anteriormente, segundo a especialista, essa prática mais ativa de expressar gratidão de maneira regular fortalece a conexão com emoções positivas, fazendo de você uma pessoa mais positiva e otimista diante da vida.
Conclusão
O Memorial Parque Jaraguá é um local onde as pessoas frequentam para agradecer, seja pelo contato com a natureza em nosso belo espaço, seja pelos laços eternos com seus entes queridos ou qualquer outro motivo.
Por isso, convidamos a todos a conhecer nossos serviços e agendar uma visita em nossa sede.
Entre em contato conosco e tenha acesso a um atendimento humanizado. Memorial Parque Jaraguá: Acolhimento quando você mais precisa!