O que fazer quando alguém falece?

O que fazer quando alguém falece?

O que fazer quando alguém falece? A morte é algo concreto que ocorre todos os dias, mas quando alguém próximo falece, o impacto emocional dificulta a tomada de decisões práticas que são necessárias.

Quando tudo está bem no presente e não estamos passando por um momento como esse, é quase impossível alguém querer pensar sobre isso, mas é importante conhecer os procedimentos e saber o que fazer quando alguém falece.

Continue a leitura deste post para saber mais sobre o que fazer quando alguém falece!

Quais as providências a tomar quando alguém falece?

Quando o falecimento acontece no hospital, o médico responsável emite o Atestado de Óbito.

Esse documento é entregue à família que deverá procurar uma das agências do serviço funerário do município portando seus documentos pessoais. O documento de identificação da pessoa falecida também deverá ser apresentado.

Falecimento em casa

Caso a morte ocorra em casa, antes de procurar pelo Serviço Funerário Municipal, é preciso chamar o SAMU e procurar a delegacia policial mais próxima para registrar um boletim de ocorrência, comunicando o falecimento.

Será realizada uma perícia policial na residência e o Cepol (Centro de Comunicações da Polícia Civil) será acionado para providenciar o transporte ao Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) em caso de morte natural ou ao Instituto Médico Legal (IML).

Após a remoção, o órgão (SVO ou IML) será realizada a necropsia para descobrir a causa da morte e posterior emissão da Declaração de Óbito.

Falecimento em via pública

Nos casos em que a pessoa falece em via pública, é preciso chamar a polícia em qualquer hipótese, seja por morte natural, acidental ou violenta.

Também será necessário registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima e aguardar a perícia técnica que acionará, por meio do Cepol, a remoção do corpo para o IML. Após a realização da necropsia, o IML emitirá a Declaração de Óbito.

A importância do plano preventivo

Sabemos que quando acontece um óbito, a família fica sem chão, perdida na tristeza.

Por isso, ao comprar um jazigo perpétuo familiar, em um momento de calma e serenidade, a família poderá vivenciar o luto sem se preocupar com decisões complicadas que envolvem questões financeiras importantes.

O plano preventivo pode ser adquirido de forma facilitada, conforme escolha da família.

No momento do óbito, ainda haverá trâmites e taxas a serem pagas, porém, a decisão de onde sepultar o ente querido, já está definida e previamente quitada.

Nossa Funerária também presta toda assistência à família agilizando procedimentos e dando todo o suporte para que ela lide melhor com a perda do seu ente querido.

Passo a Passo Após o Falecimento de um Ente Querido em São Paulo

O guia abaixo visa auxiliar a família durante o momento delicado do luto, oferecendo um roteiro claro para lidar com os aspectos práticos e burocráticos após o falecimento de um ente querido em São Paulo, confira:

Obtenção da Declaração de Óbito (DO)

Hospital

Se o falecimento ocorrer em um hospital, a instituição emite a Declaração de Óbito.

Residência

Em caso de falecimento em casa, é necessário acionar a polícia ou o Samu para registro de um Boletim de Ocorrência (BO). O corpo pode ser encaminhado ao IML ou Serviço de Verificação de Óbito (SVO) para a emissão da DO.

Outros locais públicos

Nestes casos, também é preciso acionar a polícia para encaminhamento ao IML.

Contratação de um Serviço Funerário

Com a Declaração de Óbito em mãos, a família pode contatar uma agência funerária para organizar o velório, sepultamento ou cremação, conforme desejado.

Verifique a possibilidade de serviços funerários gratuitos oferecidos pela prefeitura para famílias em situação financeira delicada.

Emissão da Certidão de Óbito

Após o funeral, a agência funerária encaminha a solicitação da Certidão de Óbito ao cartório de registro civil. A família deve retirar o documento após alguns dias.

Cancelamento de Documentos e Contas Bancárias

RG e CNH

O cancelamento é comunicado pelo cartório de registro civil aos órgãos emissores.

Título de Eleitor

O cancelamento é automático, atualizado mensalmente pela zona eleitoral.

CPF

O cancelamento deve ser solicitado pessoalmente à Receita Federal, apresentando a Certidão de Óbito.

Contas Bancárias

É necessário apresentar a Certidão de Óbito e documentos de identidade para encerrar contas bancárias e cancelar cartões.

Aspectos Financeiros e Seguros

Verifique se a pessoa falecida tinha cobertura por seguro de vida ou plano funerário, o que pode cobrir os custos do funeral diretamente com a seguradora ou operadora.

Apoio Legal

Se necessário, consulte profissionais como advogados para orientação legal em questões de herança, pensão por morte, entre outros.

Apoio Emocional

Durante todo o processo, é importante buscar apoio emocional para lidar com o luto. Neste ponto o Memorial Parque Jaraguá pode auxiliar sua família oferecendo atendimento humanizado e suporte especializado para lidar com questões burocráticas relativas ao luto.

Conclusão

O momento do luto é sempre inesperado, mas é preciso contar com ajuda de profissionais treinados quando alguém falece para prestar um atendimento humanizado à família.

O plano funerário funciona como uma medida de prevenção feita com devido planejamento e com possibilidade de fazer escolhas de maneira antecipada e com calma. Adquirindo um de nossos jazigos, quando ocorrer o falecimento de um ente querido, o local de sepultamento fica pré-definido, o que facilita os trâmites burocráticos no momento do luto e reduz os custos desse processo.

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