O que fazer quando alguém falece?

O que fazer quando alguém falece?

O que fazer quando alguém falece? A morte é algo concreto que ocorre todos os dias, mas quando alguém próximo falece, o impacto emocional dificulta a tomada de decisões práticas que são necessárias.

Quando tudo está bem no presente e não estamos passando por um momento como esse, é quase impossível alguém querer pensar sobre isso, mas é importante conhecer os procedimentos e saber o que fazer quando alguém falece.

Quais as providências a tomar quando alguém falece?

Quando o falecimento acontece no hospital, o médico responsável emite o Atestado de Óbito.

Esse documento é entregue à família que deverá procurar uma das agências do serviço funerário do município portando seus documentos pessoais. O documento de identificação da pessoa falecida também deverá ser apresentado.

Falecimento em casa

Caso a morte ocorra em casa, antes de procurar pelo Serviço Funerário Municipal, é preciso chamar o SAMU e procurar a delegacia policial mais próxima para registrar um boletim de ocorrência, comunicando o falecimento.

Será realizada uma perícia policial na residência e o Cepol (Centro de Comunicações da Polícia Civil) será acionado para providenciar o transporte ao Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) em caso de morte natural ou ao Instituto Médico Legal (IML).

Após a remoção, o órgão (SVO ou IML) será realizada a necropsia para descobrir a causa da morte e posterior emissão da Declaração de Óbito.

Falecimento em via pública

Nos casos em que a pessoa falece em via pública, é preciso chamar a polícia em qualquer hipótese, seja por morte natural, acidental ou violenta.

Também será necessário registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima e aguardar a perícia técnica que acionará, por meio do Cepol, a remoção do corpo para o IML. Após a realização da necropsia, o IML emitirá a Declaração de Óbito.

A importância do plano preventivo

Sabemos que quando acontece um óbito, a família fica sem chão, perdida na tristeza.

Por isso, ao comprar um jazigo perpétuo familiar, em um momento de calma e serenidade, a família poderá vivenciar o luto sem se preocupar com decisões complicadas que envolvem questões financeiras importantes.

O plano preventivo pode ser adquirido de forma facilitada, conforme escolha da família.

No momento do óbito, ainda haverá trâmites e taxas a serem pagas, porém, a decisão de onde sepultar o ente querido, já está definida e previamente quitada.

Nossa Funerária também presta toda assistência à família agilizando procedimentos e dando todo o suporte para que ela lide melhor com a perda do seu ente querido.

Conclusão

O momento do luto é sempre inesperado, mas é preciso contar com ajuda de profissionais treinados quando alguém falece para prestar um atendimento humanizado à família.

O plano funerário funciona como uma medida de prevenção feita com devido planejamento e com possibilidade de fazer escolhas de maneira antecipada e com calma.

Entre em contato conosco e conheça nossos serviços! Temos planos preventivos para que sua família esteja preparada para situações de luto futuras!

Oferecemos atendimento humanizado para que você possa escolher o plano que melhor atende suas necessidades. Memorial Parque Jaraguá: Acolhimento quando você mais precisa!

Cadastre-se para receber nossa Newsletter