Tanatopraxia: Você sabe o que é?

Tanatopraxia: Você sabe o que é?

Você sabe o que é Tanatopraxia? O nome pode soar um pouco estranho, mas a técnica é muito importante para o setor funerário e consiste na preparação do corpo para o funeral.

A Tanatopraxia é importante para que o velório ocorra de forma segura pois ela mantém o corpo conservado por mais tempo.

Quando do falecimento de alguém, a família deverá contratar esse tipo de serviço para que possa realizar o velório do seu ente querido. Acompanhe a leitura e saiba mais!

O que é Tanatopraxia?

A Tanatopraxia é um procedimento comumente adotado para preparar e conservar o corpo para o velório e outras homenagens fúnebres.

Consiste em uma técnica moderna, que é usada em quase todos os países do mundo, e o seu principal objetivo é a manutenção da saúde pública.

Em outras palavras, a Tanatopraxia é uma técnica de higienização para a conservação do corpo.

Neste procedimento são utilizados produtos químicos para evitar a propagação de odores desagradáveis e contaminações.

A substância normalmente usada para manter o corpo conservado por mais tempo é o formaldeído, o qual é diluído em água e injetado no corpo.

Além disso, é preciso realizar algumas incisões em pontos específicos do corpo para que seja realizada a aspiração de fluidos corporais.

Após esse processo, é feita a necromaquiagem, escovação de cabelos e o corpo é vestido com as roupas escolhidas pela família para as homenagens fúnebres.

Esses procedimentos são adequados para que o corpo possa ser velado durante horas ou dias, ou mesmo para suportar viagens de longas horas até chegar ao destino do sepultamento.

Conforme previsto na legislação brasileira, somente é possível realizar a tanatopraxia num local adequado chamado tanatório.

Além disso, a lei determina que o procedimento precisa ser conduzindo por técnico habilitado e treinado chamado tanatopraxista.

O cuidado da família é com a escolha do profissional que irá realizar o procedimento, pois ele precisa ter habilitação e experiência para exercer essa função.

Outro ponto importante é a confiança no profissional, pois este serviço deve ser prestado de forma respeitosa à memória do falecido.

A despedida de um ente querido é sempre um momento traumático, por isso este trabalho precisa ser muito bem-feito para que as homenagens fúnebres sejam realizadas da maneira mais confortável para a família.

Conclusão

Nas situações de luto é preciso contar com serviços e profissionais especializados e capazes de prestar todas as orientações necessárias para facilitar o processo e minimizar o desconforto dos familiares.

O planejamento pode ajudar a enfrentar as adversidades da vida, por isso convidamos você a conhecer os serviços oferecidos pelo Memorial Parque Jaraguá.

Oferecemos atendimento humanizado para que você possa escolher o plano que melhor atende suas necessidades.

Planejar o amanhã é o segredo para viver o presente com mais tranquilidade, conte com a ajuda da equipe do Memorial Parque Jaraguá.

Entre em contato conosco! Temos planos preventivos para que sua família esteja preparada para situações de luto futuras! Memorial Parque Jaraguá: Acolhimento quando você mais precisa!

Cadastre-se para receber nossa Newsletter