Qual a relação dos hormônios com o cansaço e o desânimo?

Qual a relação dos hormônios com o desânimo e cansaço?

Você sabe qual a relação dos hormônios com o cansaço e o desânimo? Os hormônios são substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas que regulam funções vitais do corpo, como o metabolismo, o crescimento, o sono e o estado de ânimo.

Por isso preparamos esse post para que você compreenda melhor como eles afetam a nossa saúde e bem-estar, tendo em vista que um desequilíbrio hormonal pode levar a sintomas como cansaço e desânimo.

Este sintomas são comuns em diversas condições, incluindo a menopausa, o hipotireoidismo, o estresse e a depressão. Continue a leitura e fique por dentro sobre qual a relação dos hormônios com o cansaço e o desânimo!

O Que São Hormônios e Como Eles Funcionam?

Hormônios são substâncias químicas produzidas pelas glândulas endócrinas e que desempenham funções importantes no nosso corpo, como regular o sono, o humor, o apetite e o estresse.

A tireoide é uma das glândulas mais importantes quando se trata de regulação hormonal.

Seu principal hormônio, a tiroxina, controla o metabolismo basal e a taxa de queima de calorias.

Quando a tireoide não funciona corretamente, pode ocorrer um hipotireoidismo, que é caracterizado por cansaço, ganho de peso e desânimo.

O estresse é outro fator que pode afetar os níveis hormonais e levar a cansaço e desânimo.

Durante situações estressantes, o corpo libera cortisol, um hormônio do estresse.

Em pequenas quantidades, o cortisol é benéfico, pois ajuda a lidar com situações de emergência.

No entanto, se o estresse é crônico e os níveis de cortisol são elevados por longos períodos, pode levar a fadiga, insônia e baixo estado de ânimo.

A menopausa é outro momento de transição hormonal que pode levar a fadiga e desânimo.

Durante a menopausa, os níveis de estrogênio e progesterona diminuem, o que pode causar sintomas como ondas de calor, suor noturno, insônia e fadiga.

Além disso, a baixa de estrogênio pode afetar a saúde óssea e aumentar o risco de doenças cardiovasculares, o que pode contribuir para o desânimo.

A depressão também está associada a desequilíbrios hormonais, especialmente a baixos níveis de serotonina, uma substância química do cérebro que regula o humor. Quando os níveis de serotonina são baixos, pode ocorrer depressão.

Como os Hormônios Influenciam o Cansaço e o Desânimo

Como vimos os hormônios são responsáveis por regular a produção de energia e equilibrar as emoções.

O cortisol, por exemplo, é o hormônio do estresse e, quando produzido em excesso, pode causar fadiga e irritabilidade.

Já a serotonina é responsável pelo humor e pelo sono, e a sua falta pode levar a uma sensação de desânimo e tristeza.

Além disso, a mudança dos níveis hormonais também pode ocorrer durante a menopausa, a gravidez ou a puberdade, o que pode levar a alterações no estado de espírito e aumentar o cansaço e o desânimo.

Conclusão

Com o passar do tempo, todos nós precisaremos de um lugar para o nosso descanso eterno, e quanto antes você pensar nisso, maior a chance de sua família lidar com o assunto com tranquilidade e naturalidade.

Nós do Memorial Parque Jaraguá, estamos sempre prontos para lhe oferecer um atendimento personalizado e humanizado, a fim de que você possa escolher o plano ideal para atender às suas necessidades.

Preparar o futuro é a chave para desfrutar o presente com mais tranquilidade. Confie na equipe do Memorial Parque Jaraguá para lhe ajudar nesse processo.

Entre em contato conosco e agende uma vista para conhecer nossos serviços, temos uma funerária própria e excelente estrutura para acolher os familiares e amigos em momentos de luto.

Memorial Parque Jaraguá: Acolhimento quando você mais precisa!

Cadastre-se para receber nossa Newsletter