II Workshop de Sensibilização aos Colaboradores

Nos dias 05 e 06 de dezembro de 2024, o Memorial Parque Jaraguá promoveu o II Workshop de Sensibilização aos Colaboradores. O tema central escolhido para este ano foi Os Sentidos do Acolhimento.

O evento, realizado no Hotel Nacional Inn Jaraguá, contou com os palestrantes:

Professora Juliana Vieira que, desenvolveu o tema Os Sentidos do Acolhimento e Eduardo Zugaib, que trouxe o tema de seu livro A Revolução do Pouquinho.

Segundo a própria Profa. Juliana, o dia será para se sentir novamente criança. Os participantes ganharam uma caixa especialmente montada para o evento com uma série de objetos para poder ilustrar e vivenciar os nossos cinco sentidos (visão, tato, olfato, paladar e audição) e mais um sentido adicional, que é a inspiração. Todos receberam um mapa e um aviãozinho para ir seguindo juntos a viagem proposta que, na verdade, é uma viagem para dentro de si, uma reflexão.  Todos os participantes também ganharam um planner, lindamente embalado, onde estes conceitos poderão ser revisitados durante o ano.

Com esta metodologia lúdica, divertida e participativa, a Profa. Juliana foi apresentando os seguintes conceitos, que apresentamos em um breve resumo:

  O OLHAR QUE CATIVA

O olhar é fundamental no acolhimento ao luto. A profa. Juliana destaca que ver é diferente de olhar. Este gera empatia. Enxerga-se através de um olhar empático. Nesse momento os participantes colocam um óculos de brinquedo que estão na caixa.

O que um olhar pode transmitir? Compreensão, segurança, acolhimento, honestidade, confiança, abertura. O nosso olhar fala, transmite e reconhece emoções.

Dicas da Professora: reconhecer emoções pelo olhar, usar olhar para transmitir acolhimento, falar com o olhar.

  TOQUE QUE CONECTA

A pandemia os ensinou a importância do toque. Para relembrar, os participantes colocaram uma máscara.

O toque não necessariamente é feito com o tato. Às vezes a personalidade de alguém nos toca de formas diferentes.

A dica da Professora é: toque com delicadeza, presentei com sua presença, domine sua comunicação não-verbal, empregue o toque com consciência.

  SABOR DA VIDA

Como você tempera sua vida?

A palavra sabor vem do latim Sappere, que também se transforma em Saber. Portanto, sabedoria é o sabor da vida.

Há pessoas que são doces, amargas, sem sal, intragáveis…

Na caixa há vários sabores diferentes para serem degustados.

Dica da Professora: tempere com curiosidade, deguste com atenção, misture com diversidade, compartilhe sabor com amor.

  AROMA QUE ENVOLVE

O olfato atinge diretamente o sistema límbico, evocando memórias profundas.

Como exercício, os participantes abriram um frasco com perfume e outro com creme e contaram quais lembranças esses aromas trouxeram à tona.

Há perfumes que trazem conforto, que transportam no tempo. É uma fórmula poderosa no processo do acolhimento.

Dica da Professora: inspire boas memórias, sinta o poder das conexões, exale hospitalidade, perfume sempre as experiências com o seu melhor   

  MELODIA DO AFETO

Juliana apresentou diversos sons como: mar, risada de criança, escola de samba, parabéns a você, música do Airton Senna, etc, e perguntou: Onde este som te levou?

A grande trilha sonora da vida são as palavras. Ouvir é diferente de escutar. O tom de voz comunica além das palavras. Mas, as palavras são sementes, não devemos usá-las de forma leviana.

Neste momento, foi feita uma atividade de escrever em um seixo qual a palavra que queremos para a nossa vida em 2025. Esse seixo foi depositado na árvore de Natal no salão de evento e, depois, também fez parte da árvore de Natal  no Memorial Parque Jaraguá.

Dica da Professora: sintonize com silêncio, escute com empatia, fale com compaixão, seja impecável com as palavras.

  INSPIRAÇÃO QUE TRANSFORMA

A inspiração é algo que não se vê, mas se sente. Não se pode tocar, mas toca. Estamos na era da consciência, não só do conhecimento.

A inspiração vai ajudar a ver, sentir, escutar melhor. É uma vacina contra a desumanização. 

Dica da Juliana: silencie para sentir, confie no seu instrumento, perceba com o coração, sinta com a alma.

A profa. Juliana encerrou sua palestra lendo uma fábula que foi escrita por ela especialmente para este evento que ilustra todos os Sentidos do Acolhimento.

A REVOLUÇÃO DO POUQUINHO

A palestra na parte da tarde foi de Eduardo Zugaib e foi permeada de histórias. Ele levantou a importância da Revolução do Pouquinho. Com esse conceito, Eduardo pontua que para fazer uma real mudança na vida, nas relações e no acolhimento, é necessário ter o coração e a razão em sinergia. Abraçar a mudança que abraça a gente e ir dando um passo de cada vez. Cada detalhe conta nesta revolução. O auto-conhecimento é fundamental para poder responder a algumas perguntas como: qual é minha história, quem eu sou, qual é o meu legado, qual é o impacto futuro do que eu faço. Por que, para que e por quem a gente faz, trazendo mais encontro e parceria nas relações.

Ao longo do dia, houve muitas homenagens e premiações a colaboradores e parceiros, além de brincadeiras e depoimentos emocionantes.

Logo do Memorial Parque Jaraguá - Quadrada

MEMORIAL PARQUE JARAGUÁ
online

Olá, em que posso te ajudar? Me informe seu dados para iniciarmos uma conversa sem compromisso :)

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.