Despertar Espiritual: Você sabe o que significa?

Despertar Espiritual: você sabe o que significa?

O conceito de despertar espiritual não é tão simples, mas é algo que atravessa os séculos como uma resposta da busca da humanidade por iluminação.

O primeiro ponto que precisa ser destacado é que o despertar espiritual não tem relação com qualquer tipo de religião.

Em outras palavras, o despertar espiritual não está relacionado com a religião, mas sim com o estado de cada um, individualmente, expresso por meio da sua própria consciência.

Assim sendo, o despertar está relacionado à percepção de cada um em relação ao mundo que o cerca, ou seja, o indivíduo passa a perceber e se conectar com o universo, com a espiritualidade, as energias e tudo que o cerca além do material ou físico.

A ideia do despertar espiritual foi difundida no mundo ocidental pelo psiquiatra Carl Jung, que descreveu esse processo individual como o “retorno ao self original”, o que significa um reencontro ou reconexão com a essência humana, ou seja, com o que realmente somos.

Desta forma, o despertar da consciência, como também é chamado, está relacionado justamente à compreensão do fato de que “ascender a um estado superior de consciência” é um processo natural do ser humano.

Geralmente essa sensação de acordar para este outro lado da existência além da matéria, é desencadeado por uma situação de desconforto ou descontentamento com um ou mais aspectos da vida.

Alguns chamam de “ponto da virada”, “ponto de ruptura” ou “break point” em que uma situação limítrofe ou traumática, como um acidente, uma doença grave, a perda de um ente querido ou do emprego, por exemplo, geram na pessoa uma profunda reflexão e a busca por respostas.

Segundo especialistas, há alguns sinais comuns apresentados por pessoas que estão em processo de despertar espiritual, como a sensibilidade e a intuição mais afloradas, percepção das sincronicidades do universo, sensação de déjà vu, necessidade de conexão com a natureza, sensação de solidão etc.

Processos relacionados com o despertar espiritual

Alguns processos são comuns aos indivíduos que experimentam essa sensação de despertar espiritual.

É importante ressaltar que essa sensação de “acordar” é apenas o primeiro passo no longo caminho para a iluminação.

Isso significa que o processo todo é constituído de diversas etapas, conheça agora algumas delas:

  • Os dogmas e padrões sociais começam a ser questionados;
  • Há uma sensação de inadequação ao mundo que o cerca;
  • A consciência começa a separar o que é o ego, a mente, o corpo e o espírito;
  • Os dons, talentos e habilidades começam a ser valorizados e explorados;
  • Uma busca por processos de cura e rituais benéficos para o corpo, mente e espírito se inicia;
  • Há uma sensação de clareza, empoderamento e conhecimento da sua verdade;
  • O afastamento de pessoas tóxicas e que cultivam hábitos que não são edificantes e não fazem mais sentido, é inevitável;
  • Aumento da sensação de felicidade, gratidão e paz.

O processo de despertar espiritual é único para cada pessoa, e diversas sensações, muitas delas desconfortáveis podem ocorrer em alguns momentos, como por exemplo agitação, angústia, e incompreensão do mundo que o cerca.

Conclusão

A morte de um ente querido é apontada como um dos gatilhos do despertar espiritual das pessoas próximas ao falecido.

Mesmo sendo inevitável, a morte ainda é um tabu para a maioria das pessoas, e quando ocorre, traz diversas consequências pela falta de planejamento.

Essas consequências ocorrem em vários aspectos, tais como financeiro, emocional, saúde, espiritual etc.

Embora a maioria das pessoas evite qualquer assunto relacionado à morte, o planejamento para situações de luto pode ajudar a enfrentar esse momento difícil.

Tenha em mente que o planejamento para situações de luto futuras pode prevenir gastos elevados e permitir melhores escolhas.

Venha conhecer nossos serviços, agende uma visita sem compromisso. Memorial Parque Jaraguá: Acolhimento quando você mais precisa! Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

Cadastre-se para receber nossa Newsletter