Descubra a origem da coroa de flores

Descubra a origem da coroa de flores

Você sabe qual é a origem da coroa de flores? A coroa de flores é aquele arranjo em forma circular usado para homenagear um ente querido na sua partida.

As coroas de flores são utilizadas em cerimônias no mundo inteiro, é um dos costumes mundiais mais tradicionais usados para reconfortar amigos e familiares no momento do luto.

As flores são comumente utilizadas como presente pela sua beleza natural, e não poderia ser diferente no momento de prestar as últimas homenagens em momento de condolências.

As coroas de flores podem ter diferentes tamanhos, formatos e decoração e são utilizadas em cerimônias fúnebres há centenas de anos, e estima-se que sua origem é de antes de Cristo.

As flores são usadas nas cerimônias fúnebres antes mesmo das coroas. Segundo pesquisa realizada por arqueólogos da Universidade de Haifa, há mais de 14 mil anos as flores já eram usadas, mas antigamente elas tinham a função de amenizar o mau cheiro dos corpos e espantar animais.

Sepulturas encontradas na costa do Mediterrâneo com quase 13 mil anos possuíam ervas aromáticas, e isso demonstra que realmente o uso das flores estava ligado ao odor dos corpos.

No entanto, com o passar dos anos essa tradição evoluiu e as flores passaram a ser usadas para expressar sentimentos e emoções de quem perdeu um ente querido.

Cada tipo de flor tem um significado diferente, por isso é preciso prestar atenção no momento da escolha da coroa de flores certa para transmitir uma mensagem de homenagem ou condolência que realmente tenha relação com a pessoa falecida.

As rosas brancas, por exemplo, representam esperança, pureza, espiritualidade, inocência, lealdade, harmonia e paz.

Mas afinal, qual a origem da coroa de flores?

Há relatos que também estão relacionados ao surgimento da coroa de flores que estão ligados a costumes locais de povos muito antigos.

Antigamente os velórios eram realizados na casa do falecido, e os amigos e familiares compareciam sempre levando flores para entregar aos entes mais próximos da pessoa falecida.

Com o passar dos séculos, os velórios começaram a ser realizados em locais mais apropriados como cemitérios, igrejas etc., e, como esses locais poderiam ser distantes, nem sempre os familiares e amigos podiam estar presentes.

Devido a essa distância e a dificuldade de locomoção nos tempos antigos, muitos não podiam ir pessoalmente aos velórios e, então, começou o costume de enviar flores para demonstrar condolências.

As flores eram recebidas pelos familiares e colocadas sobre o corpo ou jogadas na cova no momento do sepultamento.

Desse costume surgiu a ideia da coroa de flores, que é colocada nas salas de velórios com mensagens escritas em faixas, para demonstrar que a pessoa ou família deseja expressar suas condolências para com os familiares e amigos do falecido, mesmo não podendo estar presente.

Conclusão

Agora que você conheceu um pouco mais sobre a origem da coroa de flores, venha conhecer os serviços oferecidos pelo Memorial Parque Jaraguá.

Que tal agendar uma visita à nossa sede para conhecer nossa estrutura e paisagismo e constatar que o nosso atendimento é realmente humanizado?

Temos planos preventivos para que sua família esteja preparada para situações de luto futuras!

Estamos sempre prontos para tirar suas dúvidas sobre como enfrentar momentos delicados como o luto. Memorial Parque Jaraguá: Acolhimento quando você mais precisa!

Cadastre-se para receber nossa Newsletter