Conhecendo o Abdias

Conhecendo Abdias Muniz - Quem Faz o Memorial

– Quem é Abdias Muniz? Se apresente, por favor
Abdias Muniz é o motorista do Memorial Parque Jaraguá. Tenho muito orgulho de fazer parte do quadro de funcionários. E aos finais de semana, eu sou músico. Faço uns shows com os amigos, em vários locais que nos contratam. Tenho uma família maravilhosa, uma esposa, três filhos, tenho três netinhos, sendo uma neta e dois netos, que são uma benção, uma maravilha, o xodó da casa.

– Como você chegou em São Paulo? Conta um pouco de tua história.
Tenho 58 anos de idade, apesar dessa cara de menino. Sou de Alagoas, de um povoado perto de Penedo. O sonho de todo adolescente era completar seus 18 anos e ir embora para São Paulo, sair da roça, daquela vida sofrida que, realmente, se eu contar, acredito que vai abalar vocês. Meu pai teve 13 filhos. Para resumir, quando completei meus 18 anos peguei um “quichute”, uma roupinha simples, adquiri o dinheiro da passagem e vim embora.

Já tinha uns tios, que me receberam e conseguiram emprego para mim. Depois de 6 meses fui morar sozinho, por que não gosto de incomodar. Conheci minha esposa, na verdade eu já a conhecia, ela é minha prima, e começamos a namorar, coisa do destino. Moro em São Paulo já tem 40 anos, tenho minha casa própria. Criei minha família do jeito que pude, sempre mantendo meu emprego para que não faltasse nada em casa. E graças a Deus, acredito que minha família não tem o que reclamar de mim. Procurei ser um paizão, e agora um avô, mais que tudo. Estou casado há 36 anos com a com a mesma mulher. Por sinal, quero agradecer minha esposa por ter me aturado por 36 anos, porque sou um cara da música e não é toda mulher que aguenta. Acredito que existe bastante amor entre nós dois e pretendo chegar até o final da vida ao lado dela.

Conhecendo Abdias Muniz - Quem Faz o Memorial

– Como é o seu trabalho aqui no Memorial?
Eu trabalho aqui faz 2 anos e 2 meses e, graças a Deus é um lugar maravilhoso de se trabalhar. Onde eu já adquiri bastante amizade, muita gente boa. O ambiente de trabalho é maravilhoso, me dou bem com tudo mundo, procuro ser amigo, ajudar e vestir a camisa.

Eu entrei como motorista, operador de máquinas pesadas. Mas, ao longo do tempo começamos a ver a necessidade de fazer algumas melhorias no local. Por exemplo, espalhar mais baldes para recolher o lixo reciclável. E, com isso, projetamos e produzimos a base para sustentar esses baldes. Também produzimos umas 60 caixas que guardam os ferrinhos para manter os vasos que os concessionários trazem para homenagear seus entes queridos.

Como sou torneiro mecânico, eu quem afio a broca, a enxada. No que eu puder ajudar, vestir a camisa do Memorial, estou aqui. Sempre dando o nosso máximo para que o ambiente fique agradável.

– O que mais te chama a atenção aqui no Memorial?

É o ambiente de trabalho. Um lugar livre, onde você não fica preso, fechado. E também as pessoas que eu passei a conhecer, são pessoas muito boas, só tem o que acrescentar na minha vida. E eu só tenho que agradecer por tudo isso, aqui é maravilhoso de se trabalhar. Ao levantar de manhã, já acordo com prazer, de saber onde vou, e o que que vou fazer, os compromissos e as responsabilidades. Porque quando somos pagos por uma empresa, somos pagos para fazer direito, não errar. O erro acontece, mas temos que estar sempre com a consciência de buscar sempre a perfeição.

– Abdias, o que significa “ACOLHIMENTO QUANDO VOCÊ MAIS PRECISA” para você?

Você se sente acolhido aqui, a recepção de todo mundo é maravilhosa. Vou te dar um exemplo. Há 22 anos eu perdi meu pai, e já fazem 8 anos que perdi minha mãe. Não menosprezando os outros locais, mas foram sepultados em um determinado cemitério que não tem nem comparação com o Memorial. Aqui o cuidado é diferente.

Todos sabemos que o nosso destino é um só, não temos como fugir, e se você tem um lugar desse, é muito maravilhoso. Vai chegar aquele momento que nós não esperamos, e é importante ter em sua cabeça onde você vai deixar seu ente querido. Aqui é um lugar tranquilo, tem muito cuidado, a segurança é boa, o Memorial Parque Jaraguá é impecável.

Assista à entrevista do Abdias gravada no Memorial

Abdias veio à entrevista com seu triângulo para mostrar um pouco de sua música.