Dia de Finados: Você sabe como surgiu?

Saiba como surgiu o Dia de Finados

Você sabe como surgiu o Dia de Finados?

A morte é um fato natural, porém doloroso, por isso, uma tendência humana que se estendeu ao longo dos séculos, foi criar rituais e celebrações como forma de suportar a dor da perda.

Cada cultura recebe a morte de maneira diferente, e o surgimento do Dia de Finados segue essa lógica, e tem origem na cultura indígena, mas também tem influências europeias.

No Brasil o Dia de Finados, comemorado no dia 2 de novembro, representa uma celebração de um momento da vida: o seu fim.

A primeira celebração do Dia de finados aconteceu há mais de um milênio, no ano de 998, conforme informações do site da Igreja Católica. O Vaticano atribui a criação da data ao abade francês Odilo de Cluny, que viveu entre os séculos 10 e 11.

O antigo nome da data era “Dia de Todas as Almas” porque, entre os séculos 2 e 10, os rituais em homenagem aos mortos não tinham data certa no calendário cristão, e aconteciam em dias variados.

Quando a data começou a ser celebrada, as cerimônias eram realizadas no terceiro dia após o sepultamento de um familiar, pela sua família. Anos depois, os aniversários de morte também passaram a ser celebrados.

Na Igreja Católica, 1º de novembro é comemorado o Dia de Todos os Santos, que é uma data destinada a realização de orações intencionadas aos que morreram em estado de graça, com os pecados perdoados.

Neste contexto, o dia seguinte foi considerado pela Igreja Católica, como o mais apropriado para orar pelos demais falecidos, para que estes possar ser aceitos no céu. 

Embora o costume de celebração do Dia de Finados seja muito antigo, apenas no começo do século 20 a data foi oficializada como tal, pelo papa Bento XV, que em 1915, permitiu que os sacerdotes celebrassem missas pelos mortos.

Em várias partes do mundo, o Dia dos Mortos é celebrado, e a depender da cultura, os rituais são diferentes, no caso do México, por exemplo, os rituais do Dia dos Mortos são parte do calendário cultural.

Isso porque essa celebração é uma expressão cultural relevante, e, por esse motivo acabou se tornando uma atração turística.

Os festivais de Dia dos Mortos celebrados no México são considerados como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) desde 2008.

No Brasil, o Dia de Finados foi legalmente considerado feriado em 2002, data em que são realizadas missas e as tradicionais visitas aos familiares que já partiram nos locais onde foram sepultados, para orar, levar flores e acender velas.

Conclusão

Agora que você conheceu um pouco mais sobre a origem do dia de finados venha conhecer os serviços oferecidos pelo Memorial Parque Jaraguá.

Que tal agendar uma visita à nossa sede para conhecer nossa estrutura e paisagismo e constatar que o nosso atendimento é realmente humanizado?

Temos planos preventivos para que sua família esteja preparada para situações de luto futuras!

Estamos sempre prontos para tirar suas dúvidas sobre como enfrentar momentos delicados como o luto. Memorial Parque Jaraguá: Acolhimento quando você mais precisa!

Cadastre-se para receber nossa Newsletter