A meditação pode beneficiar sua saúde, essa é a conclusão de um estudo realizado pela Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) e divulgado no portal UOL.
Segundo este estudo, a prática de meditação consciente por um período mínimo de oito semanas melhora a qualidade de vida e reduz o medo das pessoas que tiveram infarto de realizar atividades corporais, chamado do cinesofobia.
Um dos médicos que conduziu a pesquisa, acredita a explicação pode estar no fato de que a meditação substitui pensamentos catastróficos por pensamentos positivos.
Essa substituição de pensamentos que a meditação proporciona, faz com que os pacientes se sintam menos vulneráveis emocional e fisicamente, podendo inclusive ser considerada uma forma de reabilitação após um ataque cardíaco.
Como a meditação pode auxiliar na saúde
Existe uma tendência natural do ser humano em se voltar para o mundo exterior, afinal é preciso dar conta do trabalho, dos estudos, dos afazeres domésticos e tudo isso acontece do lado de fora.
No entanto, ter um momento para prestar atenção no seu próprio corpo e nas sensações que ele apresenta, pode fazer a diferença na sua saúde.
A meditação faz com que a pessoa esteja concentrada no momento presente e observe tudo o que o corpo está sentindo, e isso reduz a ansiedade pois o foco principal é no presente.
Além disso, essa prática faz com que o indivíduo esteja voltado para o seu interior, tirando um pouco o foco do mundo exterior e todo o estresse que ele envolve devido à grande quantidade de compromissos.
O estresse aumenta a produção do hormônio cortisol, e o relaxamento proporcionado pela meditação permite a desconexão desse mundo exterior e as sensações que ele provoca.
O excesso de cortisol, que é um hormônio produzido pelo organismo quando há sensação de ameaça, é maléfico para o corpo humano, pois pode provocar aumento do peso corporal, da gordura abdominal, colesterol alto, pressão alta e aumento dos níveis de açúcar no sangue.
A meditação proporciona um bem-estar imediato, é comum que as pessoas relatem que ao terminar a prática, predomina a sensação de relaxamento.
O início da prática pode parecer estranho para quem não está acostumado, mas é possível começar com apenas alguns minutos por dia.
Escolha um horário em que você possa desligar o celular e outros aparelhos, e estar presente integralmente no momento da prática.
Evite distrações, procure um ambiente silencioso e uma posição confortável, para então fechar os olhos e prestar atenção somente na sua respiração.
Respire profundamente e comece a prestar atenção em todas as sensações do seu corpo, deixe os pensamentos surgirem e irem embora durante a prática.
Ao longo das semanas você irá perceber os benefícios que a meditação proporciona!
Conclusão
A meditação é uma ferramenta poderosa para ter mais qualidade de vida. Sempre é tempo de investir em bem-estar, zelando por sua paz e tranquilidade.
Não é possível evitar a morte, mas é possível tomar atitudes que beneficiem a sua saúde e longevidade.
Isso inclui também realizar planejamentos para fatos importantes da vida. Afinal, zelar pela tranquilidade da família em momentos difíceis pode ajudar a lidar com a perda de um ente querido.
Embora a maioria das pessoas evite qualquer assunto relacionado à morte, o planejamento para situações de luto pode ajudar a enfrentar esse momento difícil.
Tenha em mente que o planejamento para situações de luto futuras pode prevenir gastos elevados e permitir melhores escolhas.
Venha conhecer nossos serviços, agende uma visita sem compromisso. Memorial Parque Jaraguá: Acolhimento quando você mais precisa! Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!