5 Monumentos que são homenagem aos mortos

5 monumentos que são homenagem aos mortos

A morte é um momento doloroso, por isso uma das maneiras de amenizar o sofrimento pela perda das pessoas amadas é a construção de belos monumentos que são homenagem aos mortos.

Conheça agora alguns monumentos famosos que foram construídos para homenagear os mortos!

Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial

O Monumento aos Pracinhas foi construído em homenagem à memória dos 467 soldados brasileiros mortos em combate durante a Segunda Guerra Mundial, na Itália.

Os restos mortais dos combatentes foram trazidos da Itália para o Brasil em 1960 e depositados no mausoléu construído abaixo do monumento, o qual é aberto para visitação, e está localizado no bairro da Glória na cidade do Rio de Janeiro.

Este monumento é parte do conjunto paisagístico do Parque Brigadeiro Eduardo Gomes e do Parque do Flamengo, ambos tombados pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico Artístico Nacional – IPHAN, em 1965.

Monumento em homenagem às vítimas da Covid-19

Um belíssimo monumento em homenagem às vítimas da Covid-19 foi construído também no Rio de Janeiro e inaugurado em setembro de 2020.

A escultura abstrata que recebeu o nome de “Memorial In-finito”, é o primeiro memorial físico construído para homenagear as pessoas que morreram por causa da doença no Brasil.

A escultura foi construída em aço oxidado e possui 39 metros de comprimento e pesa quase três toneladas. Os nome de vítimas da covid estão esculpidos na obra a céu aberto.

Monumentos com esse intuito foram construídos em diversos países do mundo incluindo várias cidades brasileiras, como São Paulo/SP, no Parque do Carmo, em Brasília/DF, no prédio do Senado Federal e no Centro Universitário Mauricio de Nassau em Recife/PE, dentre muitos outros.

Memorial do 11 de Setembro

Localizado na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos, e conhecido como “Memorial do 11 de Setembro”, o National September 11 Memorial & Museum, foi construído no local onde ficavam as torres do World Trade Center destruídas nos ataques de 11 de setembro de 2001.

Impossível não se emocionar ao passar pelo local em que também foram construídas duas piscinas (norte e sul) em que os nomes das 2996 vítimas foram gravados na estrutura de cobre negro onde também são colocadas rosas pelos visitantes.

O memorial está aberto ao público desde 11 de setembro de 2011 e é de livre acesso para qualquer pessoa que deseje prestar suas homenagens.

Memorial aos Judeus Mortos da Europa

O Memorial aos Judeus Mortos da Europa, é considerado um local de grande importância para a história mundial, e é conhecido também pelo nome de Memorial do Holocausto, localizado em Berlim.

Este memorial foi construído em homenagem às vítimas judias do Holocausto e projetado pelo arquiteto Peter Eisenman.

O local é também ponto turístico muito visitado e provoca a reflexão dos visitantes sobre o terror da Segunda Guerra Mundial.

O nome oficial é Memorial aos Judeus Mortos na Europa, e está localizado no centro histórico de Berlim em homenagem aos 6 milhões de judeus assassinados durante o regime imposto por Adolf Hitler.

A estrutura consiste em 2.711 blocos de concreto na forma de cubos de vários tamanhos e foi construído entre 2003 e 2005, ocupando uma área de aproximadamente 19.000 m² ao sul do Portão de Brandemburgo.

Monumento em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos Políticos

Inaugurado em 2014, este monumento está localizado na frente do Parque do Ibirapuera e São Paulo/SP, e é composto por chapas na cor branca, onde estão inscritos os nomes de 436 mortos.

A obra foi idealizada e projetada pelo arquiteto Ricardo Ohtake e possui 6 metros de altura por 12 de comprimento, para homenagear os mortos e desaparecidos políticos durante o regime da ditadura militar.

Conclusão

Uma das formas mais dignas de homenagear um ente querido após a sua partida é a escolha de um local bonito, bem cuidado e agradável para o seu descanso eterno.

Venha conhecer o Memorial Parque Jaraguá e sua bela área verde e desfrute de momentos de paz e relaxamento.

Aproveite a oportunidade da visita para conhecer nossa estrutura e nossos serviços. Temos planos preventivos para que sua família esteja preparada para situações de luto futuras!

Previna-se e evite transtornos. Memorial Parque Jaraguá: Acolhimento quando você mais precisa! Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Cadastre-se para receber nossa Newsletter