5 Hábitos para melhorar a ansiedade

5 Hábitos para Melhorar a Ansiedade

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 264 milhões de pessoas sofrem com transtornos de ansiedade, o que representa cerca de 3,6% da população mundial. Conheça agora 5 Hábitos para melhorar a ansiedade!

Os sintomas da ansiedade são desagradáveis pois causam sofrimento físico, como boca seca, tremores, insônia, palpitações, dificuldade de respirar, sudorese etc., prejudicando a qualidade de vida e as relações interpessoais.

Os sintomas fogem ao controle da pessoa que sofre de ansiedade, mas existem alguns hábitos que podem contribuir com a melhora do quadro.

Segundo o Dr. Antonio Egídio Nardi, da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a ansiedade é a antecipação do medo, ou seja, o indivíduo teme que algo ruim aconteça e começa a antecipar os acontecimentos, mesmo que nada esteja acontecendo.

Fazer exercícios respiratórios

Os exercícios respiratórios são uma excelente maneira de entrar em contato com o momento presente, essa atenção ao momento presente também é chamada de “presença” ou “atenção plena”, e respirar profundamente diversas vezes ajuda a interromper o turbilhão de pensamentos ansiosos.

Entender os sentimentos e buscar a sua origem

É fundamental entender e acolher todos os sentimentos, para então deixar que eles vão embora, a partir da compreensão de que tudo é passageiro e, que, por isso, uma sensação não pode te dominar.

Não se deixe levar pelas sensações desagradáveis e comece a exercitar sua percepção no sentido de compreender profundamente o que você realmente sente, de onde vem essa sensação e qual o motivo dela, para então permitir que ela vá embora.

Racionalizar os pensamentos

Identificar quais são as situações que você teme e refletir racionalmente sobre a real probabilidade de elas acontecerem de fato, se já aconteceram alguma vez e o que você pode fazer de forma leve e sadia para que elas não aconteçam. Faça a sua parte para evitar os problemas que você teme e cultive a paz interior, partindo da premissa de que você fez o que estava ao seu alcance.

Praticar atividades físicas aeróbicas

A atividade física aeróbica é uma excelente válvula de escape para a ansiedade, práticas simples como uma corrida ou caminhada, Crossfit, musculação e outras atividades que liberem serotonina, comprovadamente reduzem a ansiedade.

Fazer pausas para tirar o foco do “problema”

Se ansiedade é causada por uma entrevista de emprego que você precisa fazer, por exemplo, faça uma pausa por alguns minutos para realizar uma atividade agradável, como tomar um café, andar no jardim, balançar em uma rede etc. Tirar o foco do “gatilho”, concentrando-se em outra tarefa, ajuda a reduzir a sensação de ansiedade.

Conclusão

Controlar a ansiedade é fundamental para ter mais qualidade de vida, agora que você já conhece melhor os hábitos para melhorar a ansiedade, invista no seu bem-estar e tenha mais longevidade.

Afinal, não é possível evitar a morte, mas é possível tomar atitudes que beneficiem a saúde e lhe tragam paz e tranquilidade.

Isso inclui também realizar planejamentos para algo que é inevitável: o falecimento de entes queridos, se planejar é zelar pela tranquilidade da família em momentos difíceis e se concentrar no suporte necessário que ela precisa.

Embora a maioria das pessoas evite qualquer assunto relacionado à morte, o planejamento para situações de luto é fundamental para evitar gastos elevados e permitir melhores escolhas, essa é a vantagem de contratar um plano preventivo.

Venha conhecer nossos serviços, agende uma visita sem compromisso. Memorial Parque Jaraguá: Acolhimento quando você mais precisa! Entre em contato conosco e peça um orçamento!

Cadastre-se para receber nossa Newsletter