O sistema imunológico possui uma função muito importante para o organismo, ele nos protege contra os vírus e as bactérias, mas ele nos defende não apenas de microrganismos estranhos, mas também de nossas próprias células.
Os linfócitos são as células mais defensivas do nosso sistema imunológico, e estão dentro do útero materno, mas durante a gravidez, estas células diminuem seu potencial de defesa e durante as primeiras semanas de gestação nutrem o feto com a produção substâncias que contribuem com seu crescimento.
O sistema imunológico é distribuído por todo o organismo humano, através de uma rede que compreende uma série de órgãos responsáveis pela produção de glóbulos brancos, também conhecidos como leucócitos, e células circulantes, interligados por vasos linfáticos.
As células imunes também são distribuídas pelos tecidos do corpo, por meio da circulação do sangue que contém células específicas para proteção que são os fagócitos e linfócitos.
Os fagócitos são a primeira defesa, enquanto os microrganismos que conseguem ultrapassar essas células se deparam com os linfócitos.
Como proteger o sistema imunológico?
A imunidade alta auxilia não apenas a não adoecer, mas em caso de adoecimento, a ter uma recuperação mais rápida.
Daí a importância de fortalecer o sistema imunológico, e a forma mais eficaz de fazer isso é por meio da adoção de hábitos saudáveis como boa alimentação, hidratação e prática de atividade física.
As frutas cítricas como laranja, kiwi e limão são ricos em vitamina C e tem ação como antioxidante, por isso reforça a imunidade.
Os vegetais verde escuros como brócolis, possuem o ácido fólico que estimula a formação dos glóbulos brancos.
As oleaginosas e as leguminosas, como cereais e castanhas, e o feijão e a lentilha, são ricos em zinco e auxiliam o sistema imune no combate a doenças como gripes e resfriados.
As oleaginosas como nozes, castanhas e amêndoas contém zinco e vitamina E, que combate o enfraquecimento do sistema imunológico.
O tomate é um forte aliado, pois contém licopeno, que é um nutriente que combate a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células.
O salmão e azeite de oliva contém o ômega 3, que diminui o risco de inflamações nas artérias.
O gengibre é eficaz no tratamento de inflamações de garganta por ser rico em vitaminas C e B6, e possui ação bactericida.
Assim, para fortalecer o seu sistema imunológico, inclua esses alimentos na sua dieta evite ao máximo alimentos industrializados e gordurosos, que são altamente tóxicos para o organismo.
Além disso, a prática de exercícios físicos também fortalece o sistema imunológico. Pratique ao menos 30 minutos de atividade física diária para estimular a produção de anticorpos e de endorfina.
É muito importante adotar hábitos saudáveis para fortalecer o sistema imunológico, por isso tome sol antes das 10 horas da manhã ou depois das 16 horas, por pelo menos 15 minutos, para estimular a produção de vitamina D.
O sono também é essencial para descansar o corpo e evitar o enfraquecimento do sistema imunológico.
Por fim, evite o cigarro pois fumar prejudica muito o sistema imunológico e mantenha a hidratação constante, consuma sucos e chás naturais, e pelo menos 2 litros de água por dia.
Conclusão
Agora que você conheceu um pouco mais sobre como cuidar melhor do seu sistema imunológico, venha conhecer os serviços oferecidos pelo Memorial Parque Jaraguá.
Nosso espaço também funciona como um local agradável para prática de esportes ao ar livre e para usufruir de momentos em contato com a natureza.
Temos planos preventivos para que sua família esteja preparada para situações de luto futuras!
Que tal agendar uma visita ao nosso Memorial para conhecer nossa estrutura e paisagismo e constatar que o nosso atendimento é realmente humanizado?
Estamos sempre prontos para tirar suas dúvidas sobre como enfrentar momentos delicados como o luto. Memorial Parque Jaraguá: Acolhimento quando você mais precisa.