Como ficar livre dos medicamentos para dormir

Como ficar livre dos medicamentos para dormir

Se você utiliza medicamentos para pegar no sono, provavelmente você já se perguntou: Como ficar livre dos medicamentos para dormir?

Segundo especialistas da área médica, para ficar livre dos medicamentos para dormir, é fundamental identificar e tratar a causa subjacente da insônia. A insônia geralmente é resultado de condições como ansiedade, depressão, estresse crônico ou problemas hormonais, como o hipertireoidismo. Dependendo da causa, o tratamento envolve medicamentos apropriados, como antidepressivos, e psicoterapia.

Os distúrbios do sono afetam cerca de 73 milhões de brasileiros, de acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS), com a insônia sendo um dos problemas mais prevalentes. Essa condição, caracterizada pela dificuldade em manter o sono contínuo ou pela demora em adormecer, tem sua origem frequentemente associada a transtornos mentais, como ansiedade e depressão, conforme explica a Dra. Rosa Hasan, especialista em sono da USP.

Estudos indicam que a insônia, embora inicialmente possa ser sintoma de outras condições, muitas vezes evolui para um problema crônico. Além disso, fatores como o uso excessivo de redes sociais pelos jovens e a falta de rotina adequada de sono contribuem para o agravamento do quadro.

O uso de medicamentos, como o Zolpidem, tem aumentado nos últimos anos como uma solução rápida para induzir o sono. No entanto, especialistas alertam para os riscos de dependência, uma vez que esses medicamentos perdem sua eficácia com o tempo, exigindo doses maiores. A Dra. Hasan destaca que o tratamento padrão deve ser psicológico e comportamental, visando a personalização e o entendimento das causas específicas da insônia para cada paciente. Siga a leitura para saber um pouco mais sobre como ficar livre dos medicamentos para dormir.

Quais são as causas da dificuldade para dormir?

Rosa Hasan, médica e coordenadora do Laboratório e Ambulatório do Sono do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (FM) da USP, explica que existem diferentes fatores que podem explicar o desenvolvimento da insônia em algumas pessoas. Atualmente, o principal motivo são as doenças mentais ou psiquiátricas, como a depressão e a ansiedade.

Segundo a Dra. Rosa Hasan, entrevistada pela Rádio USP, a insônia pode se apresentar, inicialmente, como um sintoma dessas doenças e, em alguns casos, pode se desenvolver como uma doença crônica. Há casos em que o paciente trata outros problemas com terapia e medicação, mas a insônia continua a incomodar. A especialista afirma ainda que há diversos fatores que prejudicam o sono, tais como: rotinas inadequadas e desordenadas de sono, trabalhar em horários noturnos ou turnos de revezamento, estresse crônico e hábitos de sono ruins.

Os medicamentos para dormir trazem benefícios?

Os medicamentos para dormir, como benzodiazepínicos e drogas “Z” (zolpidem), podem ser úteis temporariamente, mas o uso prolongado gera dependência, aumento da dose e efeitos colaterais como perda de memória e sonambulismo.

Como ficar livre dos medicamentos para dormir?

Começar a reduzir gradativamente a dose é importante, muitas vezes, isso é possível trocando a formulação, como no caso de clonazepam, que pode ser convertido em gotas e retirado progressivamente. Outra forma é a substituição por medicamentos como pregabalina ou gabapentina, que atuam no receptor GABA sem causar dependência, conforme explica o médico neurologista Dr. William Rezende do Carmo.

Ainda segundo o especialista, adicionalmente, criar uma rotina saudável de sono, com horários regulares e um ambiente adequado, e adotar técnicas de controle da ansiedade, como escrever tarefas em um papel antes de dormir, também ajudam na recuperação do sono natural. A psicoterapia cognitivo-comportamental do sono é uma ferramenta eficaz para recondicionar o cérebro e eliminar o trauma da insônia.

Se você quer ficar livre dos medicamentos para dormir, é de suma importância procurar um médico especialista para te auxiliar neste processo. O médico vai te orientar sobre como reduzir o uso ou retirar o medicamento de forma que não prejudique a sua saúde, realizando uma avaliação completa do seu caso, considerando qual a substância utilizada e se existem outras doenças de base ou fatores relevantes que precisam ser considerados também, por isso não deixe de buscar orientação médica.

Conclusão

O sono natural é a forma mais saudável de dormir, por isso, procure tirar um tempo para você durante o dia para adotar práticas que favoreçam a higiene mental para que você durma bem sempre precisar de medicamentos.

O Memorial Parque Jaraguá é um local tranquilo e que proporciona paz e contato com a natureza, nosso espaço é bastante utilizado pela comunidade para a prática de esportes ao ar livre ou mesmo para reflexão e caminhadas.

Nós oferecemos um ambiente acolhedor e incentivamos a prática de atividades voltadas para o bem-estar e saúde física e mental. Agende uma visita ao nosso Campo Santo para conhecer nossa estrutura e paisagismo e a excelência do nosso atendimento!

Entre em contato com a nossa equipe, visite nossa sede e conheça nossa estrutura. Estamos sempre prontos para oferecer um atendimento humanizado em situações de perda de um familiar.

Memorial Parque Jaraguá: Acolhimento quando você mais precisa!

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

Anterior
Próximo
Logo do Memorial Parque Jaraguá - Quadrada

MEMORIAL PARQUE JARAGUÁ
online

Olá, em que posso te ajudar? Me informe seu dados para iniciarmos uma conversa sem compromisso :)

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.