1º Workshop de Sensibilização aos Colaboradores

1º Workshop de Sensibilização aos Colaboradores do Memorial Parque Jaraguá

Com foco no desenvolvimento profissional, o Memorial organizou nos dias 11 e 12 de dezembro de 2023 o 1º Workshop de Sensibilização aos Colaboradores do Memorial Parque Jaraguá. Os participantes foram divididos em 2 turmas para que todas as equipes pudessem comparecer, sem paralisar as atividades.

O Workshop contou com quatro palestrantes de primeira linha: Roberto Taboada, Gisella Adissi, Juliana Vieira e Cesar Pancinha . Cada um trouxe conteúdos importantíssimos para quem atua em uma área tão importante e sensível como o luto. O evento aconteceu na área de convenções do Novotel Jaraguá, na área central da cidade.

Cesar Pancinha, Gisella Adissi, Juliana Vieira e Roberto Taboada

Seguem aqui alguns pontos importantes das palestras apresentadas:

Cesar Pancinha – Inteligência Emocional como ferramenta de transformação

Cesar Pancinha inicia o workshop destacando uma ideia inspiradora: o conhecimento é a única que coisa que ao dar para outra pessoa você mesmo não perde.

De uma maneira muito bem-humorada, Cesar mostra que 80% do que fazemos tem a ver com a inteligência emocional, ou seja, com os sentimentos, com a forma como lidamos com as situações.

O sucesso tem a ver com a atitude de cada um frente às situações vividas. Para exemplificar, ele sita o filósofo Jean Paul Sartre: “Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você.

Para isso, ele dá algumas dicas:
• Desligar do automático – Colocar atenção em tudo o que se faz
• Assumir o protagonismo
• Aceitar a mudança
• Aprender com a natureza
• Aceitar a impermanência
• Cultivar o autoconhecimento
• Expressar-se de forma clara
• Afastar-se das influências negativas

A palestra de Gisella Adissi tratou sobre o tema: Muito além da Humanização

Gisella nos trouxe grandes reflexões sobre o atendimento humanizado. A importância de ter uma atitude verdadeira e não apenas uma mensagem “marketeira”.

O mundo vem mudando muito e nesta área não é diferente. Ela nos apresentou algumas alternativas de sepultamento que começam a ser utilizadas em diversas partes do mundo.

Como o mundo moderno nos afastou dos antigos rituais funerários, hoje temos que reinventar os rituais para criar novas conexões e significados.

No atendimento às famílias enlutadas temos que cuidar das 3 Dimensões Cognitivas: Real, Simbólico e Imaginário:

Na dimensão real, a informação é concreta, clara e útil.

No simbólico é a ressignificação da morte através dos rituais, de todo o cuidado oferecido. É algo a ser promovido e é positivo na vivência do luto.

Já o imaginário pode ser algo muito negativo e devastador pois quando não se tem uma informação clara, as pessoas tendem a imaginar coisas ruins, o que gera conflitos.

Gisella também trouxe dicas de como se comunicar com quem está enlutado, como oferecer conforto físico, como auxiliar as pessoas de forma prática e como transformar a experiência de dor em algo acolhedor e que proporcione esperança.

A arquitetura da felicidade e o cuidado com os 5 sentidos da experiência de luto são marcantes no processo de acolhimento.

Juliana Vieira nos apresentou o MAPA da Hospitalidade

Complementando todo este conteúdo do período da manhã, Juliana nos traz uma visão futurista de como o mundo está mudando e como temos que nos adaptar a estas mudanças, inclusive na área de luto.

A rota que ela traçou para a palestra mostra os cenários tradicionais e a nova era, que já chegou, e como a hospitalidade entra neste novo contexto, como nosso mindset deve estar preparado para enfrentar todas as mudanças.

Sua palestra sobre Hospitalidade nos envolveu de forma prática: antes de começar, ela perfumou a sala (para ter bem-estar e uma memória olfativa positiva), ela criou um grupo no WhatsApp onde ela forneceu materiais e sorteou de brindes e até ganhamos um chocolatinho para aguçar nosso paladar.

O que é Hospitalidade? “Hospitalidade é a soma de todas as coisas atenciosas, cuidadosas e gentis que uma empresa realiza para fazer o cliente sentir que ela está do lado dele” (Danny Meyer)

Ela nos alerta que não existem empresas acolhedoras, existem pessoas acolhedoras. Por isso, cada um de nós tem que sair da zona de conforto e se preocupar o tempo todo com a qualidade do atendimento à família enlutada.

Quando o serviço é prestado com qualidade e hospitalidade, torna-se uma experiência memorável para o cliente. Esta excelência gera confiança e fidelização. É neste momento que o nosso cliente se torna um advogado da marca.

No final da palestra, Juliana propôs uma atividade (para ser realizada depois): na folha que foi distribuída do M.A.P.A do encantamento. Ela pediu que, cada pessoa possa listar pelo menos 3 pontos importantes a serem realizados em cada um dos itens (M.A.P.A.). Cada item significa: Maestria, Autonomia, Propósito e Acolhimento.

Roberto Taboada nos mostrou na prática quais são as Soft Skills nas equipes de alto desempenho

Por último, Roberto Tabuada trouxe não só uma palestra, mas principalmente propôs vivências que nos mostraram as principais competências que todos temos que desenvolver para que o trabalho flua com excelência.

Os principais pontos abordados foram:
. A importância de uma comunicação eficaz, inclusive melhorando a comunicação não-verbal
. Nunca deixar o cliente com dúvida. Pergunte sempre!
. Ter em mente que todo mundo é atendente. Por isso, o cliente é responsabilidade de todos e cada contato que se tem com o cliente deve ter a mesma qualidade.
. A falta de comunicação leva a mal-entendidos e conflitos. Todos temos que ter uma abordagem de resolução de problemas.
. O planejamento e organização, com gestão do tempo, trazem um ambiente de trabalho saudável e de qualidade.
A mensagem final é que Somos Só Um Time!

Homenagens Especiais

Ao longo dos 2 dias do Workshop foram feitas homenagens a vários colaboradores e colaboradoras por seu comportamento exemplar, com destaque para: Marli e Arlindo, pelo tempo de casa, os vários Gestores  e os Times de Sepultadores e Jardinagem, pelo cuidado no cumprimento de suas tarefas diárias. Com muita emoção, alegria e orgulho do dever cumprido, cada um deles recebeu uma placa, junto com aplausos em pé dos colegas.

Além disso, foram sorteados ingressos para o Hopi Hare e Montanha Russa do Parque Villa-Lobos. A integração, valorização e capacitação dos colaboradores foi o tom principal do evento com direito a um brinde de celebração coletiva durante o delicioso almoço.